24 maio 2017 | 15:33:23

Europa: reaparecimento vitorioso de Caravaggio e G1 de Ribchester foram os destaques

Provas disputadas entre Inglaterra e Irlanda estiveram em voga no fim de semana do turfe europeu


Ribchester obteve fácil vitória no Lockinge Stakes (gr.I)

Imagem: Alan Crowhurst/Racing Post

No último fim de semana, ao menos duas provas disputadas em solo europeu despertaram a atenção de inúmeros turfistas - locais e também a nível internacional. Além do britânico Lockinge Stakes (gr.I), que por si só é sempre artigo de grande prestígio dos aficionados, o Lacken Stakes (gr.III), disputado na Irlanda, também foi mira dos holofotes à medida que marcava o reaparecimento de um dos destaques da geração 2014 no continente. E sem surpresas, os favoritos Ribchester e Caravaggio cruzaram o disco em primeiro, nos seus respectivos compromissos.

No sábado (20), em Newbury, na Inglaterra, produtos de 4 e mais anos competiram no Al Shaqab Lockinge Stakes (gr.I), em 1.600m na pista de grama, com £ 350 mil de dotação. Vindo de finalizar em terceiro na Dubai Turf (gr.I), durante o meeting da Dubai Wolrd Cup, o irlandês Ribchester assumiu a primeira colocação logo após a partida. E controlando o ritmo do páreo a seu gosto, sem ser incomodado, o castanho não deu qualquer chance a seus adversários na reta final.

Com Richard Fahey "up", Ribchester derrotou Lightning Spear (Pivotal), um neto de Royal Academy, por 3 corpos e 3/4 no disco. Breton Rock (Bahamian Bounty), por sua vez neto do nosso não menos conhecido Rock of Gibraltar, terminou em terceiro.

Treinado por William Buick, Ribchester obteve a sua quarta vitória em 11 corridas. Também ganhador dos Prix Jacques Le Marois (gr.I), Mill Reef Stakes (gr.II) e Jersey Stakes (gr.II), Ribchester assinalou 1:43.00 para a milha.

Um dia depois (21), em Naas, na Irlanda, o EMS Copiers Lacken Stakes (gr.III), em 1.200m na pista de grama, para produtos de 3 anos, com bolsa de € 65 mil, foi amplamente dominado por Caravaggio, filho de Scat Daddy e Mekko Hokte (Holy Bull), criado nos Estados Unidos por Windmill Manor Farms Inc & Petaluma Bloodstock e de propriedade de Susan Magnier, Michael Tabor & Derrick Smith.

Reaparecendo após 8 meses sem competir - com mais precisão, desde seu êxito no Phoenix Stakes (gr.I), em agosto do ano passado -, Caravaggio levou Ryan Moore em seu dorso, para conseguir firme, e fácil, vitória. Na linha decisiva, o tordilho escuro firmou 4 corpos e 3/4 de vantagem à frente de Pyschedelic Funk (Choisir). Mr. Scarlet (Dandy Man) completou a trifeta.

Preparado por Aidan O'Brien, Caravaggio chega à marca de 5 vitórias em 5 corridas. Além do "Phoenix" citado acima, Caravaggio também coleciona, em termos de provas clássicas, êxitos nos Coventry Stakes (gr.II) e Marble Hill Stakes (L). Relógios parados em 1:12.33.

Mais notícias

Mercado: Mrs. McDougal e potro de American Pharoah alcançam os sete dígitos em Keeneland

Corredora clássica, filha de Medaglia d’Oro, e potro da geração 2016, de American Pharoah, tornaram-se os primeiros lotes milionários do Keeneland January Sale, em 2018.

Gávea: L'Ente Supremo fica a menos de 1s do recorde dos 1900 metros

Corredor da Coudelaria Atafona venceu a Prova Especial Troyanos.

Nice Lady volta a vencer no Grande Prêmio Adhemar e Roberto Gabizo de Faria (G3)

Velocista do Stud Happy Again acertou o passo para o GP Major Suckow (G1) do final do mês.