09 mar 2018 | 17:29:24

Epsom Derby: Galileo está presente nos pedigrees de 42% dos possíveis competidores

Após atualização da lista de potenciais participantes do Derby de Epsom, percentual de descendentes de Galileo, que poderão competir na prova, ratificam soberania do garanhão irlandês.


Vencedor do Epsom Derby em 2001, Galileo já produziu 3 vencedores da prova: New Approach (2008), Ruler of The World (2013) e Australia (2014).

Imagem: Horse & Hound Maganize

Ontem (8) divulgou-se a lista atualizada de possíveis concorrentes ao Epsom Derby (gr.I) 2018. Dos 131 produtos remanescentes na relação, após a fase de declaração de forfaits, 55 apresentam, nos respectivos pedigrees, o nome de Galileo.

A estatística, publicada por James Thomas no website do Racing Post desta sexta-feira (9), indica que 42% dos animais pré-inscritos no Derby de Epsom descendem, por diferentes meios, de Galileo. De produtos de Galileo, propriamente ditos, há 18 animais. Produtos gerados por filhas de Galileo, 9. Dentre os filhos de reprodutores que descendem, diretamente, de Galileo, há outros 28 possíveis competidores.

Atual favorito nas casas de apostas, o invicto Saxon Warrior (Deep Impact), vencedor do Racing Post Trophy (gr.I), figura em meio aos 9 netos de Galileo, por meio de reprodutoras. Maybe, a mãe de Saxon Warrior, revelou-se múltipla ganhadora clássica, incluindo G1.

As inscrições para o páreo, que será disputado no dia 2 de junho, tiveram sua primeira fase em dezembro de 2016, quando yearlings, em número de 448, restaram pré-inscritos. Além da primeira refinada no contingente, realizada após o comunicado dos animais que não irão correr, haverá outras duas etapas de inscrições para o páreo, nos próximos meses de abril e maio.

Filho de Sadler’s Wells e da ganhadora do Arco, Urban Sea (Miswaki), o irlandês Galileo nasceu em 1998 e venceu, dentre outros páreos, justamente o Epsom Derby (gr.I) de 2001. Desde a incorporação à reprodução, na seção irlandesa da Coolmore, em 2002, vem sendo apontado, por muitos, como o principal reprodutor PSI do século XXI e um dos mais bem sucedidos da história.

Até aqui, Galileo produziu 3 vencedores do Epsom Derby (gr.I): New Approach (2008), Ruler of The World (2013) e Australia (2014).

Mais notícias

Líder da estatística, "Zé" Aranha mira as taças do festival máximo paulista

Profissional conta com inscritos em diversas provas do fim de semana em Cidade Jardim

Knight of Glory confirma favoritismo na Prova Especial Giant

Filho de Farenheit marcou o retorno vitorioso de Josiane Gulart a Cidade Jardim

Com inscrição brasileira na “Milha”, festival máximo argentino ganha corpo neste sábado

Hipódromo de San Isidro servirá de palco para mais uma edição do Gran premio Carlos Pellegrini (G1). Nos 1.600m do Gran Premio Joaquin S. de Anchorena (G1), Manuca, do Stud R.D.I., representa a criação nacional.