01 out 2017 | 11:43:40

Enable encanta no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I)

Craque da Juddmonte Farms fez pouco caso dos adversários na maior prova francesa.


Enable produziu atuação de luxo em Chantilly

Imagem: Steven Cargill/racingfotos.com/Rex/Shutterstock

Confirmando seu favoritismo, em absoluto, Enable, 3 anos, filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), de criação da Juddmonte Farms e propriedade do Príncipe Khalid Abdullah, rendeu demonstração de gritante superioridade no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I). Disputada em 2.400m na pista de grama, por produtos de 3 e mais anos, em Chantilly, a prova máxima francesa distribuiu € 5 milhões em prêmios.

Enquanto a parelha da Coolmore, composta pelos filhos de Galileo, Idaho e Order of St. George, ditava o ritmo da competição, Frankie Dettori mantinha Enable em terceiro. Sobrando nas mãos do piloto italiano, Enable foi sacada por fora de Order of St. George quando faltavam 500 metros para o disco.

Dali para frente, o melhor animal do turfe europeu somente tratou de desfilar toda a sua categoria diante do grande público que tomou as dependências do hipódromo de Chantilly (que sediou o Arco pelo segundo ano seguido, porquanto se conclui a arrojada reforma de Longchamp). Passando a correr rente à cerca interna, Enable desvencilhou-se do pelotão e com notória autoridade cruzou o espelho 2 corpos e ¼ à frente de Cloth of Stars (Sea The Stars). Padrão de regularidade, Ulysses (Galileo) terminou em terceiro, enquanto que Order of St. George, que no ano passado completou a trifeta, desta feita foi o quarto. Em quinto, Brametot (Rajsaman).

Radicado no turfe britânico, John Gosden, o treinador de Enable, conquistou a prova pela segunda vez (a primeira em 2015, com Golden Horn). Já Dettori entrou para a história como o primeiro jóquei a vencer por cinco ocasiões o Arco do Triunfo (antes, com Lammtarra (1995), Sakhee (2001), Marienbard (2002) e com o já citado Golden Horn).

Enable, por sua vez, obteve a sétima vitória da campanha, em 8 corridas. Vencedora dos Epsom Oaks (gr.I), Irish Oaks (gr.I) e Yorkshire Oaks (gr.I), a estupenda corredora completou o double nas duas mais importantes provas europeias de participação aberta a animais de 3 e mais anos, vez que havia vencido, na Inglaterra, o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Tempo de 2:28.69.

Mais notícias

Moon Glow, a melhor na Prova Especial Off The Way – Cedro Mineração

Filha de Major Storm pertence ao Stud Forza 3.

Magic Citizen acusa sobras na Prova Especial Felício

Defensor da Coudelaria Jéssica não deu susto na melhor prova da "noturna" carioca

Jobson levanta a Prova Especial Duque de Caxias

Defensor do Stud Vale dos Reis atropelou, com sucesso, em Cidade Jardim.