13 maio 2017 | 18:45:24

Em atropelada fulminante, Enólogo carimba passaporte para o GP Brasil

Filho de Drosselmeyer confirmou atuação de destaque no Derby para vencer bonita corrida


Enólogo atropelou com violência nos lances finais

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Momento mais aguardado da tarde desse sábado (13), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Doutor Frontin (gr.II), em 2.400m na grama (leve, com 7m de cerca móvel), para animais de 3 e mais anos, foi vencido, em atropelada fulminante, por Enólogo, 3 anos, filho de Drosselmeyer e Inner's Girl (Dodge), de criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Sweet Dani.

Na passagem inaugural do lote pelo espelho, Um Pingo (Redattore) corria em primeiro, acionando Diligente (Wild Event) em segundo. Gladiador Acteon (Acteon Man) era o terceiro, correndo Kilimanjaro (Time For Fun), Don Juan (Wild Event) e o derby winner, Emperor Roderic (Roderic O'Connor) em disputa pelo quarto. Enólogo aparecia na nona posição.

Já com a prova na altura da reta oposta, o ritmo do páreo mostrava-se algo moroso. Nisso, Gladiador Acteon passou para segundo, a 1.500 metros do espelho - sem que houvesse outras alterações de vulto. Ilson Correa, por sua vez, começou a "chacoalhar" Enólogo na segunda metade da curva, altura em que também passou a levar seu conduzido para as balizas mais externas. 

No ingresso à reta final, Gladiador Acteon dava impressão de trazer melhor ação do que Um Pingo - fato este que se confirmou, logo nos 400 finais, quando Gladiador Acteon tomou conta do páreo. Pelo meio de raia, Emperor Roderic era o único que, ao avançar, rendia algum perigo a Gladiador Acteon.

Quando faltavam 150 metros para o disco, e Gladiador Acteon trazia a fatura praticamente liquidada em seu favor, surgiu, em violento arremate, mais aberto, Enólogo. Castigado na mão canhota de seu jóquei, o alazão - que vinha de finalizar em terceiro no GP Cruzeiro do Sul (gr.I) - emplacou arremate irresistível para cima de Gladiador Acteon, levando consigo, ainda, Departure Time, que também vinha de trás.

Na linha decisiva, Enólogo sacou 1/2 corpo de vantagem sobre Departure Time, com Gladiador Acteon completando a trifeta a 3/4 de corpo. Emperor Roderic (1 e 1/2) foi o quarto, terminando Don Juan (3) em quinto.

Depois chegaram Deep End, Um Pigo, Reno, Discreto Belo, Diligente e Kilimanjaro. 

Preparado por Ronaldo Marins Lima, Enólogo agora é dono de 3 vitórias em 9 corridas. Também vitorioso no GP José Buarque de Macedo (gr.III), Enólogo correu a milha e meia em 2:29.46.

 

Mais notícias

La Dorothea resiste a Richiesta e alcança batismo clássico

Filha de Rock of Gibraltar pertence ao Haras Phillispon.

Osprey levanta mais uma taça na Gávea

Filho do nacional Gober, do Stud Red Rafa, faturou o GP Almirante Tamandaré (G2).

IFHA adota regra padrão de interferência para desclassificações

Entidade mor do turfe internacional passa a recomendar que desclassificações observem interferência do lance no resultado do páreo – a mesma lógica adotada no Código Nacional de Corridas.