15 out 2018 | 18:10:47

Debaixo de chuva, American Bull vence o Clássico São Francisco Xavier (L)

Defensor de Ricardo Correa levou a melhor na prova central da noturna.


American Bull superou Espiritus nos lances finais.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Disputado debaixo de chuva, nesta segunda-feira (15), no Jockey Club Brasileiro, o Clássico São Francisco Xavier (L), em 1.200m na pista de areia (encharcada, pela variante), para produtos de 3 e mais anos, marcou a vitória de American Bull, 4 anos, filho de Benny The Bull e Roupa Velha (First American), de criação do Haras Guamiranga e propriedade de Ricardo Correa.

Largando ligeiro, pela baliza um, Espiritus (Drosselmeyer) assumiu a ponta. O invicto Akal (Trinniberg), que defendia poule de devolução, apresentou-se à briga, em segundo, após uma largada algo ruim. American Bull (Benny The Bull) corria em terceiro, com Joe Andretti (Christine’s Outlaw) completando, próximo, o lote dos quatro primeiros.

Logo no giro para a reta final, percebeu-se que o favorito não trazia ação das melhores. Espiritus, por sua vez, mantinha o forte ritmo, pelos paus. Com Akal batido, coube a American Bull, então, abrir fogo para cima do ponteiro.

Os últimos 300 metros de prova resumiram-se a um acirrado “pega” entre Espiritus e American Bull. Este, na insistência de Marcelo Gonçalves, dominou Espiritus nos lances decisivos, vencendo por ¾ de corpo. Kapoor (por Cape Town, 3 e ½) foi o terceiro e El Bacan (por Amigoni, 3 e ¾) o quarto. Em quinto, Joe Andretti (5).

Depois, Not A Prince, Coração de Ouro e Akal (submetido a endoscopia, apresentou hemorragia). Não correu: Jorge Cassas.

Treinado por José Antonio Lopes, American Bull obteve a quarta vitória (primeira clássica) em 8 saídas. Tempo de 1:13.29.

Mais notícias

P.E. Waldmeister: Sugar Daddy mostra forma a caminho do Derby

Potro do Haras Doce Vale superou os mais velhos no melhor páreo do dia, na Gávea.

Mucho Gusto, Bricks And Mortar e seus significados.

No mesmo final de semana em que Mucho Gusto venceu uma Pegasus World Cup esvaziada de suas principais estrelas, os norte-americanos escolheram um animal “de grama” – Bricks And Mortar – como o seu “Cavalo do Ano”. Razões que dialogam, de parte a parte.

Uruguai: Tupungato ratifica condição de melhor milheiro de Maroñas

Brasileiro, de criação do Haras Dilema, venceu o Clásico Francisco Y Alberto Milia.