22 abr 2017 | 18:18:43

Criação: Cape Cross morre na Irlanda aos 23 anos

Garanhão havia sido aposentado no ano passado


Cape Cross deixa vasto legado na criação internacional

Imagem: Sporting Post

Em razão de complicações relacionadas à idade avançada, Cape Cross foi sacrificado na sessão irlandesa da Darley, em Kildagan. O garanhão, que estava com 23 anos, havia sido aposentado em 2016 - e teve seu passamento amplamente divulgado pela mídia turfística internacional. 

Nascido na própria Darley - mas em sua base britânica - no ano de 1994, Cape Cross (filho de Green Desert na múltipla ganhadora de G1, Park Appeal (Ahonoora)) competiu por 19 vezes para obter 5 primeiros lugares. Os êxitos nos Lockinge Stakes (gr.I), Queen Anne Stakes (gr.II) e Celebration Mile Stakes (gr.II) surgem como os principais destaques de seu retrospecto.

Tendo ingressado na reprodução no ano 2000, Cape Cross revelou, logo em sua primeira geração, a excepcional Ouija Board. Múltipla ganhadora de G1 (incluindo os "oaks" de Inglaterra e Irlanda), Ouija Board viria, anos depois, a produzir - no cruzamento com Galileo - o ganhador dos derbies irlandês e britânico Australia, que hoje compõe o time de garanhões da Darley. 

Fora na geração 2006 de Cape Cross, todavia, que despontaria a sua maior "gema". Ganhador de 8 em 9 corridas, incluindo os Prix l'Arc de Triomphe (gr.I) e o Epsom Derby (gr.I), Sea The Starts (um filho da excepcional Urban Sea e, portanto, irmão materno de Galileo) revelou-se um dos melhores corredores europeus das últimas décadas. No ano passado, Harzand, um produto de Sea The Stars, emplacou a dobradinha nos derbies britânico e irlandês. 

Nascido em 2012, Golden Horn fora a última estrela de maior brilho na produção de Cape Cross. A exemplo de Sea The Stars, Golden Horn levantou os troféus do "Arco" e do Derby de Epsom e hoje também integra o rol de reprodutores da Darley. 

Os múltiplos produtores de G1, Ifraaj e Diktat, são outros reprodutores de renome produzidos por Cape Cross.

Os resultados expressivos de Cape Cross, todavia, não se limitam à sua produção direta - tampouco ao seu tino de "pai de pais". Filhas suas deram origem a ótimas corredoras, como Serious Attitude (filha da matriz Zameyla que se sagrou vencedora do Cheveley Park Stakes (gr.I)). Ao todo, há 17 ganhadores de provas de black type originados por filhas de Cape Cross.

Mais notícias

Nordland e Own Them cumprem quarentena nos Estados Unidos

Brasileiros seguirão para a Ásia a fim de retomarem suas campanhas.

No sino, Just Like vence o GP Adayr Eyras de Araujo (G3)

Potranca do Haras Santa Maria de Araras conquistou nova vitória clássica.

Cobrindo a £ 276 mil, Deep Impact ingressa em 2019 como a cobertura mais valorizada do mundo

Reprodutor japonês superará os valores de Dubawi e Tapit.