20 jul 2018 | 15:11:04

Marcada por equilíbrio e qualidade, Copa dos Criadores 2018 tem campos divulgados

Programado para o dia 4 de agosto, na Gávea, festival da ABCPCC contará com três provas de G1 e uma prova de G3. Uma semana antes, Copa ABCPCC Regional (L) abrirá as festividades, em Porto Alegre.


Quarteto de Cordas e Arrocha: tira-teima à vista na Copa ABCPCC Clássica Matias Machline.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Na tarde desta sexta-feira (20), foram conhecidos os campos das provas que comporão o festival da Copa dos Criadores ABCPCC 2018. No dia 4 de agosto, na Gávea, três provas de G1 e uma prova de G3 darão tom mais do que especial à jornada carioca. Uma semana antes, no dia 27 de julho, a Copa ABCPCC Regional (L) dará início à programação, em Porto Alegre.

Destinada a produtos de 4 e mais anos, a Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (gr.I), em 2.000m na pista de grama, colocará, frente a frente, os protagonistas do último GP Brasil. O ganhador da prova máxima, Quarteto de Cordas (por Rock of Gibraltar, do Haras do Morro) pagou penalidade (por não dispor de taxa universal) para alinhar no starting gate. Arrocha (por Pounced, do Haras Estrela Nova), que perdeu corrida escamada para o próprio Quarteto de Cordas no Brasil, também aparece inscrito e poderá ir à fora.

Respectivamente terceiro, quarto e quinto colocados no GP Brasil, Or Noir (por Soldier of Fortune, do Haras Doce Vale), Olimpo (por Redattore, do Haras São José da Serra) e Easiest Way (por Adriano, do Haras Santa Maria de Araras) figuram como outros destaques do lote. Easiest Way, aliás, compõe poderosa parelha feminina com a múltipla ganhadora de G1, Fanciful (por Wild Event, do Haras Santa Maria de Araras). Ambas buscarão tornar-se a terceira égua – sendo a terceira criada por Julio Bozano, antes vitorioso com Smile Jenny e Beach Ball – a vencer a prova em homenagem ao saudoso fundador do Haras Rosa do Sul.

Bom Gosto (por Agnes Gold, do Stud Pixote), Orange Box (por Wild Event, do Haras Doce Vale), Fantastic Boy (por Wild Event, de Black Opal Stud) e Zap Zap (por Soldier of Fortune, do Haras Old Friends) completam o lote.

Prova mais numerosa dentre as quatro que comporão o festival (recebeu 12 inscrições), na Gávea, o Grande Prêmio João Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (gr.I), em 1.600m na grama, para produtos de 3 anos, promoverá choque de animais que alternaram na liderança da geração, durante o primeiro semestre de 2018. Black Cello (por Put It Back, do Stud BL) e Garbo Talks (por Put It Back, do Haras do Morro) chegaram à semana máxima carioca amparados por expressivas vitórias. Acabaram, contudo, sofrendo reveses diante da atropelada de Inforcer (por Shanghai Bobby, do Stud Best Friends) no GP Jockey Club Brasileiro (gr.I). Ao trio, no tira-teima da Taça de Prata, se juntará Taksim (por Discreet Cat, de Carlos dos Santos), fácil vencedor da prova preparatória.

Rio Amazonas (por Salto, do Stud Yellow River), Turnberry (por Forestry, do Stud Mendonça), Olympic Ipswich (por Shanghai Bobby, do Haras Regina), Pimper’s Paradise (por Put It Back, do Haras Doce Vale), Stylish (por Forestry, do Haras São José da Serra), Lamartine (por Shanghai Bobby, do Stud Eternamente Rio), Mateiro (por Redattore, do Haras Nacional) e Agassi (por Wild Event, do Stud Verde) figuram como os demais inscritos na prova.

No Grande Margarida Polak Lara – Taça de Prata (gr.I), em 1.600m na raia de grama, para potrancas de 3 anos, a atual líder, Bay Ovar (por Drosselmeyer, do Stud Best Friends) encarará teste de fogo contra a poderosa letra “P” do Haras Doce Vale. Além de Pineapple Pie (Wild Event), que debutou com vitória, diretamente, em prova de G3, Platine (Wild Event) – outra ganhadora de G3 – e Perigoosa (Public Purse) reforçam as possibilidades da farda de Alfredo Grumser. Gaivina (por Gone Away, do Haras Santa Maria de Araras), impressionou no páreo teste e mediante pagamento de duas penalidades – taxa universal e pai não inscrito no Leilão de Coberturas – também abrilhantará a disputa da prova.

Sem prejuízo das prováveis favoritas, Lisboeta (por Quick Road, do Haras Figueira do Lago), Little Bad Girl (por Agnes Gold, do Haras Figueira do Lago), Touriga (por Put It Back, do Haras Dilema), Guapa Loca (por Shanghai Bobby, do Stud Pedudu), Ray Grass (por Cisne Branco, do Stud Best Friends) e All Red (por Redattore, do Haras do Morro) buscarão a importante vitória de graduação máxima.

Embate reservado aos velocistas no meeting, a Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III), em 1.000m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, recebeu 6 inscrições. Múltiplo ganhador clássico – incluindo o GP ABCPCC (gr.I), de maio, em Cidade Jardim – entre Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, Schweinsteiger (por Tiger Heart, do Haras Rio Iguassu) desponta como um dos principais nomes do lote.

Igualmente ganhador clássico e vindo de formar a dupla no GP Major Suckow (gr.I), Voando Sorrindo (por Voando Baixo, do Stud Eternamente Rio) possui potente atropelada e promete atuação de realce. Demais inscritos: Isola Di Fiori (por Pioneering, do Haras do Morro), Super Rapha (por Put It Back, da Coudelaria Família Monteiro), Raj (por Tiger Heart, do Stud Mikael) e Essential Lord (por Dubai Dust, dos Haras Niju & Nacional).

Uma semana antes, porém, como prévia das mais interessantes, a Copa ABCPCC Regional (L), em 1.600m na pista de areia, reunirá produtos de 3 anos, em Porto Alegre. Os líderes locais, que vêm de vencer as Taças de Cristal (L), Gergelim (por Adriano, de Paulo Fernando Brown Meira) e Olé Gremista (por Shanghai Bobby, do Stud Casablanca) medirão forças na pista gaúcha. Único forasteiro do lote, Luxo do Iguassu (por Agnes Gold, do Haras Rio Iguassu), que vem de formar a dupla em listed disputado na capital paranaense, surge como considerável obstáculo no caminho da dupla.

Gulf Watch (por Watchmon, de Roberto Valdemir Aguiar da Costa), Amigado (por Amigoni, de Maurício Roriz dos Santos), Don Itá (por Watchmon, de Alberto J. Tiellet Miorim) e Go-Between (por Adriano, de Alberto J. Tiellet Miorim) completam o lote.

Mais notícias

Pré-inscrições: GP Pres. Hernani de Azevedo Silva (G2) e GP Linneo de Paula Machado (G3)

Provas serão disputadas no dia 3 de fevereiro, em Cidade Jardim.

EUA: Arrocha estreia neste sábado em G3

Brasileiro irá encarar o Fort Marcy Stakes (gr.III), em Belmont Park.

Mapa Mundi: um “assombro” no Clássico Much Better (L)

Arenático do Stud Xeque Mate reapareceu dando show, na noturna carioca.