17 nov 2017 | 17:58:16

Bicampeão da Breeders’ Cup Mile (gr.I), Lure morre nos Estados Unidos

Filho de Danzing encontrava-se alojado na Claiborne Farm, no Kentucky.


Registro da vitória de Lure na Breeders' Cup Mile de 1992

Imagem: Barbara Livingston

Componente do Hall of Fame dos cavalos norte-americanos e incluído na lista dos 100 melhores cavalos de corrida dos Estados Unidos no século XX, Lure morreu esta semana, no Kentucky. O castanho faleceu em virtude de enfermidades relacionadas à idade avançada (Lure encontrava-se com 28 anos).

Nascido na própria Claiborne Farm, em 1989. Lure (filho do chefe de raça, Danzig, na ganhadora de G1, Endear, por Alydar) competiu dos 2 aos 5 anos. Sob o treinamento de Shug McGaughey, obteve a primeira vitória na Breeders’ Cup Mile (gr.I), em Gulfstream Park, aos 3 anos, quando também se tornou recordista da milha (grama), no referido hipódromo, ao assinalar 1:32.90.

No ano seguinte, em Santa Anita Park, Lure voltou a vencer, de ponta a ponta, a BC Mile.

Além das duas emblemáticas vitórias, outros importantes êxitos compuseram o retrospecto do corredor. O Caesar International Handicap (gr.I), Bernard Baruch Handicap (gr.II), Elkhorn Stakes (gr.II), Gotham Stakes (gr.II), Ekhorn Stakes (gr.II), Manhattan Stakes (gr.II), Gotham Stakes (gr.II), Kelso Handicap (gr.III) e Turf Classic Stakes (gr.III) representam outros feitos da campanha de Lure.

Retirado à reprodução com 14 primeiros lugares obtidos em 25 apresentações – e mais de US$ 2,5 milhões em prêmios – Lure retornou à Clairborne Farm, em 1995. O corredor, todavia, acusou problemas de fertilidade, que levaram à empresa de seguros responsável pelo seu contrato indenizar a Clairborne Farm. Lure passou, então, à custódia da própria seguradora que, por sua vez, recebeu proposta da Coolmore para adquirir o garanhão. Servindo no Ashford Stud – a base norte-americana da Coolmore, no Kentucky – Lure revelou, na sua primeira geração – nascida em 1996 – Orpen, vencedor do Prix Morny (gr.I), na França, e que na década seguinte ocuparia posição de grande destaque na criação argentina. Da segunda geração de Lure destaca-se a fêmea England’s Legend (criada na França por Ecurie de Meautry), vencedora do Beverly D. Stakes (gr.I), nos Estados Unidos, e reprodutora clássica.

Em 9 gerações, Lure contou com apenas 119 produtos (média de 13,2 produtos por geração). Em 2004 Lure foi aposentado, passando a residir, desde então, na Claiborne Farm.

Mais notícias

O turfe no Sul: de Pit Stop a Fly Spirit, os destaques da semana

Defensor da Coudelaria San Paolo venceu, na Tablada, o GP Cidade do Rio Grande. Já a corredora de Global Oil Distribuidora de Petróleo Ltda. conquistou o Clássico Presidente José Herculano Machado, em Porto Alegre.

Thoroughbred Daily News divulga vídeo e matéria sobre a cidade – e o turfe – do Rio de Janeiro

Com texto assinado por Lucas Marquardt, publicação do noticiário turfístico internacional trata da visita do articulista ao Brasil, em 2019.

High Chris impõe sua categoria no GP Professor Nova Monteiro (gr.III)

Defensor do Stud Quintella mantém-se invicto na raia de areia.