11 mar 2017 | 21:52:29

Bravo! Bal A Bali arranca para vence o seu primeiro G1 nos Estados Unidos

Super craque brasileiro não corria desde junho do ano passado


Bal A Bali alcança What A View nos metros finais: craque brasileiro venceu seu primeiro G1 nos EUA

Imagem: Santa Anita Park

Da "quase" aposentadoria à glória suprema. 

Se no final de 2016 quase foi consumada a aposentadoria de Bal A Bali (que chegou a ser incluído na lista de garanhões da Calumet Farm para 2017), nesse sábado (11) o super craque brasileiro comprovou que a decisão de seus responsáveis, de lhe manter em corrida, foi a mais acertada possível. Mesmo sem correr desde junho do ano passado, o crioulo do Haras Santa Maria de Araras levantou o Frank E. Kilroe Mile Stakes (gr.I), em 1.600m na raia de grama, para produtos de 4 e mais anos, com US$ 400 mil de dotação, disputado em Santa Anita Park, na Califórnia. 

Com Javier Castellano no comando de suas rédeas, Bal A Bali acionou em quarto, durante a maior parte do tempo, enquanto What A View (Vronsky), que vencera esse mesmo páreo em 2016, liderava as ações. Sempre pelos paus, o brasileiro passou para terceiro na curva, ao passo que Dortmund (Big Brown) sobrava para quarto.

Abordado o tiro direto, Castellano sacou Bal A Bali por fora de Conquest Enforcer (Into Mischief) e dera início a uma emocionante perseguição a What A View. E mostrando que, além de uma incrível capacidade locomotora, Bal A Bali também é dono de um enorme coração, o brasileiro entregou-se por completo para alcançar What A View nos lances decisivos do páreo. No disco, um pescoço garantiu a vitória de Bal A Bali, com Bolo (Temple City) terminando em terceiro.

Treinado por Richard Mandella (que ao dar um show pelo reaparecimento vitorioso de Bal A Bali voltou a confundir a sua história com os feitos do PSI brasileiro nos Estados Unidos), Bal A Bali conquistou a sua décima quarta vitória em 23 apresentações. Depois de fazer história em seu país natal, onde sagrou-se tríplice coroado na Gávea, vencedor do GP Brasil (gr.I) e recordista, Bal A Bali embarcou para o Hemisfério Norte no segundo semestre de 2014, ao ser vendido pelo Stud Alvarega à Fox Hill Farm & Sienna Farms.

Antes mesmo de estrar nas pistas norte-americanas, todavia, Bal A Bali enfrentou o maior desafio de toda a sua vida: a laminite. Numa árdua batalha de toda uma equipe médica despendida por seus proprietários, Bal A Bali, todavia, não apenas sobreviveu à séria enfermidade como pode dar sequência à sua campanha, então nos Estados Unidos. No exterior, Bal A Bali somava até a conquista deste sábado duas vitórias (uma clássica; no American Stakes (gr.III) de 2015) em 10 corridas, além de 7 colocações clássicas. 

Competindo pela primeira vez sob a farda da Calumet Farm, Bal A Bali correu a milha em 1:33.86.

Mais notícias

Entre os velocistas, melhor para Heidrun

Corredor do Stud Sion conquistou o GP Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida.

Moon Glow, a melhor na Prova Especial Off The Way – Cedro Mineração

Filha de Major Storm pertence ao Stud Forza 3.

Na Copa dos Criadores, Troféu Mossoró premiou os melhores do turfe brasileiro

Cerimônia foi realizada no sábado (4), no Rio de Janeiro, no encerramento do festival da Copa dos Criadores 2018.