21 jul 2018 | 13:46:32

A plenos pulmões, Machiavelli vence os 3.600 metros da PE Teothonio Piza Lara

Defensor de Beverly Hills Stud conquistou a principal prova da sabatina, em Cidade Jardim.


Machiavelli venceu com firmeza.

Imagem: Marília Lemos

Disputada neste sábado (21), em Cidade Jardim, a Prova Especial Teothonio Piza Lara, em 3.600m na pista de grama leve, para produtos de 4 e mais anos, revelou a vitória de Machiavelli, 6 anos, filho de Gio Ponti e Unique Pose (Sadler’s Wells), de criação e propriedade de Beverly Hills Stud.

Com o partidor posicionado na placa dos 1.500 metros, o lote, Lacrima de Fogo (T. H. Approval) assumiu a ponta, acionando Machiavelli em segundo e Jabimare (T. H. Approval) na terceira posição. Euquemando (Public Purse) e Em Cima do Laço (Public Purse) depois.

Na primeira passagem dos competidores pela reta de chegada, Lacrima de Fogo, Jabimare (passando para segundo) e Machiavelli livraram vários corpos à frente de Euquemando e Emcimadolaço. Quando o pelotão alcançou a seta dos 200 metros finais, Jabimare tomou a ponta de Lacrima de Fogo e passou a abrir um boqueirão, na dianteira.

Jabimare chegou a contar com 15 corpos de vantagem, na primeira colocação. A margem dos demais passou a ser reduzida somente na segunda metade da última curva. Até a altura dos últimos 300 metros, Jabimare foi capaz de resistir na ponta. Dali em diante, porém, Machiavelli assumiu o protagonismo da carreira.

No rigor de Everton Pereira, Machiavelli aparou, à distância, os avanços de Euquemando, que formou a dupla por 1 corpo e ¼. Jabimare finalizou em terceiro. Depois, Lacrima de Fogo (5 e ½) e Em Cima do Laço (6 e ¼).

Treinado por Eduardo Gosik, Machiavelli obteve a quarta vitória em 11 saídas produzidas entre Argentina e Brasil. Tempo de 3:57.78, com finais de 23.02 e 11.41.

O pai de Machiavelli, Gio Ponti (Tale of the Cat e Chipeta Springs, por Alydar) foi um múltiplo ganhador de G1, de campanha desenvolvida na década passada, em pistas norte-americanas. Dono de alto rendimento na raia de grama, conquistou nada menos que 7 provas de graduação máxima, dos 1.600 aos 2.200 metros, incluindo o Arlington Million (gr.I), no qual derrotou, dentre outros, os nossos ilustres Einstein e Glória de Campeão. Foi, ainda, segundo colocado para Zenyatta na Breeders' Cup Classic (gr.I) de 2009. Na reprodução destaca-se, principalmente, por Drefong, vencedor da Breeders' Cup Sprint (gr.I) em 2016. 

Mais notícias

Lah Lah Lah arremata com sucesso na Prova Especial Clackson

Defensora do Stud Happy Again confirmou seu retrospecto.

Northern Town não dá susto no quilômetro

Filha do nacional Que Fenômeno rendeu o Clássico Erasmo Teixeira de Assumpção (L) ao Stud Pinheiros do Sul.

EUA: aos 31 anos, Joy Valley põe um ponto final em sua jornada

Matriz brasileira, notabilizada por dar à luz Super Power e Riboletta, morreu, no Kentucky.